Portal FolhaPE reúne dicas para você promover o bem.

Em época de festas de fim de ano, o sentimento de caridade é aflorado e projetos especiais para ajudar os mais necessitados ganham espaços como igrejas, clubes, ONGs e instituições espíritas, além das tradicionais ações ao longo do ano. Para você ajudar quem precisa neste Natal, o Portal FolhaPE reúne algumas iniciativas de generosidade para promover o bem.

Para a vice-presidente da ONG Ação Solidária no Sertão, Lau Gomes, é importante ajudar o próximo não somente nesta época de festas. “As pessoas ficam mais sensibilizadas em período natalino. Quem dera se durante todo o ano fosse igual no Natal. A ação precisa ser constante e intensa pois aprendemos a sentir a dor do outro na pele”, afirmou. A Ação Solidária no Sertão existe desde 2012 e organiza ações pelo menos duas vezes por mês, entre projetos de doação de alimentos e vestuário, irrigação, construção de cisternas e de uma escola.

Ação Solidária no Sertão

Organizado pela ONG Ação Solidária no Sertão, o “Natal com Mesa Farta no Sertão” vai às cidades de Manari e Inajá em 16 e 17 de dezembro com cestas básicas para 300 famílias sertanejas moradoras da zona rural. A organização não governamental pede doações de qualquer alimento não perecível e ração para cachorros e burros.

A sede da Ação Solidária no Sertão, localizada na rua Ocidental, nº 138, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, é um dos pontos de arrecadação. O horário de funcionamento é aos sábados e domingos, a partir das 9h. Os outros pontos são a rua Francisco de Paula Machado, nº 44, também no bairro do Cordeiro, de sexta a domingo, das 9h às 17h; e o Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul da capital, todos os domingos, das 10h às 12h, próximo à escultura da família do ex-presidente Lula. Os números para contato com a ONG são (81) 99685.9692 e (81) 3436.5245.

Natal Sertanejo

A campanha “Natal Sertanejo”, desenvolvida em parceria com os padres Damião Silva e Adilson Simões, espera arrecadar 70 toneladas de alimentos para beneficiar mais de três mil famílias em cidades do Sertão do Pajeú, como Afogados da Ingazeira, Iguaçí e Carnaíba.

As doações devem ser entregues no quiosque do corredor da loja Le Biscuit, no Shopping Guararapes, localizado na avenida Barreto de Menezes, nº 800, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Os itens que podem ser doados são arroz, feijão, açúcar, farinha, macarrão, café, cuscuz, fiambre enlatado (kitut), leite em pó, doce em barra e óleo.

Além disso, a campanha de apadrinhamento das crianças do Instituto Peró expõe cartinhas de crianças com pedidos de presente de Natal, na praça de eventos.

Larfas

Para ajudar crianças carentes de 2 a 12 anos de comunidades próximas à Vila Tamandaré, no bairro da Estância, na Zona Oeste do Recife, o Lar da Fraternidade Francisco de Assis – Tenda Cigana Esmeralda (Larfas), pede doação de brinquedos novos ou seminovos. A expectativa é atender entre 200 e 250 crianças na ação, que acontece há cerca de 10 anos.

O material pode ser entregue na sede do lar, localizado na rua Ibimirim, nº 120, na Estância. As crianças são cadastradas em um porta a porta realizado antes da distribuição dos brinquedos, que será feita no dia 10 de dezembro, a partir das 17h. Para catalogar, separar por idade e gênero e embalar os brinquedos, o Larfas pede doações até o dia 27 de novembro.

No dia, serão distribuídos lanches para crianças e mães e, em seguida serão entregue os brinquedos. “Às vezes vêm crianças que não estão no cadastro e por isso deixamos sempre uma reserva de brinquedos para atender”, disse a diretora do Larfas, Marlea Fernandes. Para entrar em contato com o lar, o número é o (81) 3132.0614.

Projeto Meias do Bem

As doações de vestuário costumam ser de itens velhos, rasgados e sujos. Em meio a esse cenário, o projeto Meias do Bem, da empresa Puket, arrecada meias sem par e até furadas para serem transformadas em cobertores em um processo que inclui a triagem e o processamento dos resíduos têxteis.

Os pontos de arrecadação em Pernambuco são os Shoppings Recife, RioMar, Tacaruna e Plaza, no Recife; o Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana; e o River Shopping, em Petrolina, no Sertão.

Fonte: https://www.folhape.com.br/noticias/noticias/cotidiano/2017/11/22/NWS,49526,70,449,NOTICIAS,2190-CONHECA-INICIATIVAS-CARIDADE-PARA-ESTE-NATAL.aspx